MAIO LARANJA: “Contra o abuso e exploração de crianças e adolescentes”
O mês de maio é dedicado às ações de combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes e às iniciativas de incentivo à adoção. Duas datas mais especificamente marcam o mês de maio, o dia 18, escolhido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000, e o dia 25, em que se celebra o Dia Nacional da Adoção, decretado em 2002.
De forma comum, as ações são acolhidas na campanha denominada Maio Laranja, de iniciativa pública em especial pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que visam conscientizar a população sobre a importância de denunciar qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes, além do que garantir o direito ao afeto de uma família a todas as crianças e jovens.
A cor laranja foi escolhida por fazer referência à coloração da gérbera, uma flor comum no Brasil e que representa a fragilidade e vulnerabilidade, simbolizada pela pureza, inocência e beleza da vida.
Em apoio a todas as iniciativas públicas e privadas que buscam combater o abuso e a exploração de crianças e adolescentes, o Cenfe Saúde está lançando algumas ações neste mês e que buscam reforçar a mensagem do Maio Laranja.
Sob o slogan “Não nos calemos. Nosso silêncio pode calar a vida de uma criança ou de um adolescente em situação de vulnerabilidade” criamos alguns materiais para as redes sociais e sites das nossas unidades e ações junto a clientes e pacientes.
Saiba que há formas de denunciarmos situações de maus tratos a crianças e adolescentes:
- # Disque 100 ou pelo e-mail disquedenuncia@sedh.gov.br – totalmente gratuito e anônimo;
- # Por meio do Conselho Tutelar da sua cidade;
- # Por meio das Delegacias especializadas ou comuns;
- # Por meio da Polícia Militar, Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal;
- # Por meio do 190;
- # E em casos de pornografia na internet: denuncie no www.disque100.gov.br
Vem com a gente!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.